sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Apaixonada pelo Oriente

É o quinto dia que estou na Ásia. Meu Deus, como é surpreendente tudo isto!

O primeiro contacto foi a caminho de Hong Kong, num avião Boeing 747-400 que partiu de Amsterdão, onde 90% dos passageiros eram orientais. Num vôo de quase 12 horas, tive tempo para imaginar qual a minha reacção ao pisar pela primeira vez terras asiáticas. Surpreendi-me porque de facto a diferente aqui sou eu. A de pele diferente, olhos grandes e arregalados, a desorientada que não percebe absolutamente nada do que se diz ou do que lê, a que vivia num país em que o trânsito circulava pela direita.

Tudo é gigantesco! Os prédios enormérrimos com andares entre os cinquenta e os cem. Quase que tocam o céu e não deixam entrar o sol. A originalidade também é bem patente. Todos muito robustos e bem desenhados, a fazer prevalecer um bom trabalho de engenharia. À noite, enfeitam-se com cores muito guerridas que faz lembrar qualquer cidade norte americana. Acho que neste campo, Nova York ou Las Vegas começam a ficar invejosas.

Em Macau, embora não haja ninguém que fale o português, é giro ver a língua de Camões bem patente em tudo o que é canto e esquina. Primeiro o chinês/cantonês e em baixo,em jeito de tradução, o português.

Macau essa terra dos trinta casinos que mais parecem mil. Cidade que durante 24h não pára. Tudo aberto e a qualquer hora da noite as ruas estão cheias. Estou maravilhada! Dá vontade de cá ficar.

Hoje, sigo para Singapura. Estou certa que venho de lá ainda mais encantada!

1 comentário:

Bruno Julião disse...

Juro-te que me deixaste com água na boca com estas viages todas... Vou fazer alguma coisa para o meu próximo Verão ter um pouco da tua aventura.
Tens um novo "blogue amigo": assembleiadopovo.blogspot.com